Inventários – Abrindo a “CAIXA PRETA” da Auticomp


Como soluções simples de inventários podem lhe ajudar a melhorar seu controle de estoque? Se você precisa de uma solução de inventário rotativo, este vídeo é pra você!

Inventários – Nilton Barbosa: “Bom, para quem não sabe, a AutiComp é focada em soluções de produtividade. Dentro dessas soluções nós oferecemos Hardware e Software, então nós fazemos venda, manutenção e locação de coletores de dados e impressoras de etiquetas, juntamente de uma série de outras soluções de processo de Software que os nossos fabricantes disponibilizam. Só que o processo de inventário a gente tem o desenvolvimento interno e, alinhado a esse desenvolvimento interno, nós criamos essa solução simples, mas que resolve o problema de muitos de nossos clientes.”

Filipe Panzera: “Vamos começar pelo principal, né? Eu acho que está bem alinhado com o contexto do Software do ValidCode. O ValidCode é um Software de inventário de desenvolvimento próprio da AutiComp, e nesse aplicativo a gente consegue ajudar as empresas a fazerem um inventório de forma automatizada, de forma a utilizar equipamento correto com bons processos.”

Filipe Panzera: “E aqui temos um dos coletores que faz parte do Kit que nós entregamos para o nosso cliente. Por que é colocado na caixa, Nilton? Por que nós usamos a caixa e por que esses equipamentos estão aqui dentro?”

Nilton Barbosa: “A caixa foi uma maneira que a AutiComp encontrou de facilitar o transporte, porque esse cliente faz inventário rotativo, então quando ele tem muitas lojas, ele cria o calendário, essa caixa com os equipamentos são enviados para uma loja, o pessoal executa o inventário, coloca tudo de volta na caixa, atualiza o sistema deles e manda para a próxima loja. Então você consegue girar esses equipamentos, fazer uma redução de custos por que você não precisa ter esse kit em todas as lojas e manter o seu estoque sempre atualizado.”

Filipe Panzera: “Legal, então você consegue rodar entre as regionais com segurança?”

Nilton Barbosa: “Com segurança, exatamente! Da para você colocar a chave e trancar, de modo que ninguém possa acessar os equipamentos durante o transporte.”

Filipe Panzera: “Então o pessoal chega no ambiente que vai fazer o inventário, já pega os coletores que estão na base, base em que você consegue plugar os coletores onde já carrega o coletor com uma bateria, e atrás você pode colocar algumas baterias adicionais.”

Nilton Barbosa: “Exatamente. Você pode carregar uma bateria dentro do próprio coletor, a bateria reserva você coloca na parte de trás e carrega tudo ao mesmo tempo. Ela carrega quatro equipamentos e oito baterias.”

Filipe Panzera: “O bacana é o cara tirar essa solução já de dentro da caixa, ligar o coletor e se tiver alguma bateria adicional, que possa servir para uma atividade futura, ele já pode deixar carregando aqui, né?”

Nilton Barbosa: “Sim, mas o ideal é que já deixe tudo carregado antes de iniciar o inventário e não deixe tudo para última hora, se não pode dar problema.”

Filipe Panzera: “E o que mais o pessoal normalmente precisa para dentro do inventário? Eu tenho aqui um roteador, em que parte isso é importante para o cliente?”

Nilton Barbosa: “Principalmente no varejo Supermercadista, que é um de nossos clientes, geralmente você aluga ou compra um espaço e vai comprando as casas ou compartimentos que existem ao redor dessa loja. Então você tem muito problema de sinal de internet e o ValidCode, que é o nosso Software de inventário, funciona off-line, ele têm processamento na nuvem, mas funciona off-line. Você já faz a importação de seus produtos na nuvem que vai automaticamente para o coletor de dados via wi-fi e, a partir do momento que você receber os produtos, você pode trabalhar com ele off-line normalmente e depois você só precisa retornar para enviar as coletas para nuvem novamente. Então você pode deixar esse roteador, que tem uma entrada de Chip 4G, colocou ele na tomada, ligou e já está com internet. Então você não depende da loja para começar a trabalhar, se os coletores de dados já estão conectados no roteador, você faz o inventário tranquilamente sem depender da loja, sem depender de nada. Tudo o que você precisa está aqui para fazer o seu inventário.”

Filipe Panzera: “Ou seja, o cara chegou e está faltando internet: Não é um problema. Mas e se estiver faltando energia?”

Nilton Barbosa: “Vai ter que ter um gerador, mas a gente consegue segurar um pouco com o Nobreak, além de que ele da mais segurança para não queimar o seu computador ou o seu carregador de coletores?”

Filipe Panzera: “Quanto tempo dura a carga de um Nobreak?”

Nilton Barbosa: “Para a quantidade de equipamentos que temos aqui dura uns 20 minutos.”

Filipe Panzera: “Não chega a carregar tanto, mas essa carga de vinte minutos já deve ser o suficiente para você ter uns trinta a quarenta minutos de trabalho.”

Filipe Panzera: “Aqui temos um notebook também, ele faz parte do Kit?”

Nilton Barbosa: “Também faz parte do Kit. Você já vai com tudo pronto, vai conectar o seu notebook no roteador 4G, vai preparar e estruturar o seu inventário no Software que fica na nuvem e daí você pede para o seu pessoal só sincronizar os coletores. Eles vão receber o cadastro e por o pessoal para trabalhar, vão lá, fazem as coletas nos setores espalhados pela loja e depois só precisam voltar até a mesa, ou algum lugar que tenha internet, para poder enviar as coletas. E através do Software você vai começar a ver o processo de evolução do inventário: as áreas que foram fechadas, a quantidade de produtos que foram coletados, e daí a pessoa que está na mesa consegue fazer o acompanhamento de todos esses processos.”

Filipe Panzera: “Então nós já temos os coletores e, pro caso de houver alguma falha no Wi-fi ou qualquer problema de conexão. Também temos o Nobreak que protege contra picos de energia que possam danificar o equipamento e o Notebook para poder auxiliar. E temos uma capa também né, Nilton?”

Nilton Barbosa: “Isso, essa capa a gente usa para proteger o equipamento, evitar que ele caia ou algo do tipo, ele fica preso ao corpo do operador que faz as coletas, digita as quantidades e consegue soltar para fazer o seu trabalho com mais facilidade.”

Filipe Panzera: “E esse cenário que temos aqui já seria o suficiente para qualquer empresa, em qualquer condição fazer um inventário em qualaquer lugar que seja, né?”

Nilton Barbosa: “Sim. Uma empresa que precisa contar, em média, uns três mil ITENS em uma noite em um dia, com essa quantidade de equipamentos consegue resolver isso tranquilamente.”

Filipe Panzera: “E essa solução pode parecer besta, mas quando você precisa ter várias unidades que precisam ter vários kits desse, pode ser um desafio e tanto, né?”

Nilton Barbosa: “Sim, por que a gente vai colocando, vai surgindo os problemas e você vai resolvendo. E agora já está há mais de um ano rodando em um cliente e super tranquilo, a galera já se acostumou com o Software, com o equipamento, então tá resolvido o problema e o cliente está mantendo o seu estoque sempre atualizado. Tá todo mundo feliz.”

Filipe Panzera: “E satisfeito, né? Que é o mais importante. E aqui tá a produtividade também, né? Mais rápido e resolvendo vários problemas que podem surgir, da para dizer que é um baita Kit mesmo, em?!”

A Auticomp Automação tem uma equipe pronta para lhe ajudar desde a aquisição até a implantação de dispositivos Zebra como Coletores de dados e Impressoras de etiquetas, entre em contato com o nosso departamento comercial, teremos prazer em atendê-los.

Este Blog é uma iniciativa da Auticomp Automação.

Veja também outros artigos em nosso Blog:

https://www.auticomp.com.br/blog/automacao

https://www.auticomp.com.br/blog/coleta-de-dados

https://www.auticomp.com.br/blog/comunicacao

https://www.auticomp.com.br/blog/inovacao

https://www.auticomp.com.br/blog/legislacao-fiscal

Conheça nosso Software de inventário: https://www.validcode.com.br/

A Auticomp Automação trabalha com foco em soluções de produtividade com o uso de tecnologias inovadoras para ajudar a sua empresa a chegar no próximo nível.