Locar um Equipamento ou fazer um leasing operacional: O que é melhor?


O texto do Post é aquele tipo de pergunta que precisamos dar uma resposta evasiva para ser correta: depende. Como sabemos que várias pessoas tem esta dúvida resolvemos preparar um descritivo simples abaixo para ajuda-lo na escolha da modalidade alternativa a compra de equipamentos:

  • Leasing Operacional:

Nesta modalidade a aquisição do bem está atrelada a uma operação financeira suportada por um banco. Na prática, o banco financia a aquisição do bem com um juros subsidiado e dá ao cliente a opção de adquirir o bem ou não após o término do contrato, por um valor irrisório. Se o cliente não quiser fazer a aquisição do bem, ele pode simplesmente renovar o contrato de leasing e, na renovação, optar pela troca de todo o parque de equipamentos por um equivalente atualizado. Normalmente, contratos de leasing operacional não abrangem contratos de serviços, que são negociados a parte com o prestador.

  • Locação de Equipamentos:

Na locação a relação de contratação é estabelecida entre o cliente e o prestador de serviços. Nesta modalidade o equipamento não é do cliente e sim do prestador, que “empresta” os equipamentos em troca de um valor mensal que abrange além da locação um pacote de serviços que pode incluir suporte telefônico, atendimento em campo em até X horas, troca de peças, fornecimento de insumos e até a troca do equipamento defeituoso por um novo ou de back up.

Perceba que, na prática, há uma grande diferença entre as duas modalidades. No Leasing operacional, o foco é viabilizar a atualização constante do parque de equipamentos com juros subsidiados. Normalmente indicamos o leasing operacional para aquisição de produtos que dão baixa manutenção ou não são necessariamente de missão crítica. Podemos citar, como exemplo, um carro. Sim, o carro dá manutenção. Mas se as revisões forem feitas conforme manda o manual, a probabilidade de problemas diminui drasticamente.

Já a locação possui o foco no serviço prestado que vem junto com o equipamento. Aqui, o foco é total na missão crítica, no equipamento que não pode parar de jeito nenhum, como equipamentos para ponto de vendas de lojas, leitores de código de barras, impressoras térmicas e coletores de dados, principalmente se você não possuir equipe de TI suficiente (e capacitada) para suportar a demanda de sua rede de lojas ou empresa.

Pelos motivos citados acima é que sempre dizemos depende. Gostamos de analisar o cenário de nosso cliente e, junto com o mesmo, definir qual a melhor modalidade considerando o seu cenário particular.

A Auticomp possui diversas soluções para contratação de leasing ou locação de equipamentos. Entre em contato com nossa equipe e ajudaremos você a definir a melhor opção para sua empresa.

Este blog é uma iniciativa da Auticomp Automação