Os Benefícios do Monitoramento de Dispositivos


A expansão no uso de coletores de dados, impressoras e leitores tem trazido excelentes benefícios aos processos das empresas em todo o mundo. É muito importante considerar que a aquisição de dispositivos, especialmente os móveis exige cuidados especiais e dentre eles está o monitoramento, principalmente quando temos um parque grande em nossa operação.

Muitas empresas já possuem politicas maduras de controle de seus recursos de TI, utilizando-se de firewalls e ferramentas de gestão para seus computadores, redes e servidores, porém os dispositivos móveis também necessitam ser gerenciados.

Quanto maior for a empresa, mais complexa será a gestão dos equipamentos. Hoje em dia não dá pra atender a demanda do mercado com processos manuais usando formulários, pois esses modelos já estão muito ultrapassados. Para se ter uma operação ágil é imprescindível a implementação de tecnologia para automatizar os processos e garantir maior assertividade na entrega de produtos e serviços.

Com um mercado cada vez mais competitivo, tornou-se extremamente necessário que os processos de gestão sejam realizados automaticamente, com o uso de softwares inteligentes e modernos. Afinal, qualquer problema em um desses equipamentos pode afetar em muito a operação da sua empresa; causando prejuízos importantes que podem corroer os seus lucros e prejudicar a imagem da sua empresa diante dos seus clientes.

Se considerarmos uma empresa com cerca de 100 coletores de dados em suas 20 filiais, podemos dizer que é praticamente impossível realizar o controle desses recursos sem a implementação de softwares especializados. Para ajudar a entender melhor a real necessidade de monitoramento , vamos tentar responder as abaixo:

Você sabe onde estão os coletores de dados  nesse momento?
Qual a versão se software que está instalada em cada coletor?
Quem é o operador que está fazendo uso desse equipamento?
Qual o nível de autonomia da bateria?
Quantas vezes esse coletor foi para conserto?
Quanto em dinheiro eu já gastei com os reparos desse coletor de dados?
Essa impressora está sendo usado no setor correto?
Será que a quantidade de coletores é suficiente para a minha operação?
Existem leitores que estão sendo subutilizados?
Você consegue evitar que software de terceiros sejam instalados sem a sua autorização?

Essas são perguntas muito frequentes em uma operação grande e em geral estamos falando de maquinas com um alto valor agregado então, é muito importante criar mecanismos para garantir que esses recursos estejam sendo usados adequadamente. Entretanto, esse é um cuidado que nem todas as empresas possuem e estas acabam pagando um alto preço pela falta de gestão de dispositivos.

O principal objetivo da gestão de coletores de dados é garantir que a operação da sua empresa esteja funcionando ininterruptamente, com todos os equipamentos sempre disponíveis, atualizados e com a segurança necessária. Adicionalmente, podemos até identificar e solucionar um problema antes mesmo que ele cause um eventual dano em um ambiente crítico.

Existem diversos softwares de monitoramento de coletores de dados no mercado de automação, dentre eles podemos destacar o Avalanche da Wavelink.

Mas como funciona esse software?

As organizações devem adquirir licenças de software e instalar em seus coletores, também será necessária a instalação de um “servidor” que deve concentrar os dados de configuração e controlar todos os dispositivos que estiverem conectados. Para entender melhor podemos comparar este cenário aos antigos e novos servidores de domínios Active Direct AD da Microsoft. Sendo possível realizar uma gestão muito detalhada dos coletores em pequenas, medias e grandes empresas.

A Auticomp Automação tem uma equipe pronta para lhe ajudar desde a aquisição até a implantação de softwares de monitoramento, entre em contato com o nosso departamento comercial, teremos prazer em atendê-los.

Este Blog é uma iniciativa da Auticomp Automação