POR QUE AGORA É O MOMENTO PERFEITO PARA FAZER SEU INVENTÁRIO?


MESMO UMA ÚNICA CONTAGEM DE ESTOQUE FÍSICO PODE MELHORAR DE FORMA RÁPIDA E EFICAZ O PLANEJAMENTO DE DEMANDA DO SEU INVENTÁRIO, MERCHANDISING E ESTRATÉGIAS DE ATENDIMENTO CONFORME OS VAREJISTAS COMEÇAM A SE RECONSTRUIR A PARTIR DOS IMPACTOS DO COVID-19.

COVID-19 mudou para sempre o setor de varejo, forçando varejistas essenciais e não essenciais a avaliar sua capacidade de atendimento em diversos canais e adaptar seus modelos operacionais em questão de dias – alguns implementando mudanças em poucas horas.

Para aqueles cujas portas permaneceram abertas, os desafios foram numerosos. Muitas soluções criativas foram implementadas para garantir a conformidade com as novas políticas de distanciamento social, gerenciar o aumento da demanda de serviço de clicar e receber e migrar para modelos de pagamento sem contato. 

E os varejistas que fecharam temporariamente as lojas físicas passaram os últimos meses pensando em maneiras de salvar seus negócios.

O que é interessante, porém, é que a pressão para se adaptar às mudanças trazidas pelo COVID-19 está, na verdade, levando os varejistas a voltar ao básico – a considerar maneiras de utilizar recursos internos e aplicar práticas de negócios fundamentais para estabilizar rapidamente as operações ou reabrir seus negócios, dependendo de seu status atual. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de gerenciamento de estoque.

OBTER UM EQUILIBRIO NOS NÍVEIS DE ESTOQUE FÍSICO É VITAL PARA OS VAREJISTAS QUE BUSCAM RESTAURAR SEUS PROCESSOS

Nas últimas semanas, mercearias, varejistas de massa, drogarias e lojas de conveniência tiveram dificuldade em confiar na precisão de seus sistemas de estoque. 

Mesmo os clientes presenciais e de entrega expressaram frustração com o número de discrepâncias entre o que está sendo exibido em estoque e o que está realmente disponível quando os funcionários da loja ou os clientes fazem seus pedidos, às vezes apenas alguns minutos depois. O estoque fantasma tem sido um problema real.

É quase impossível conduzir contagens de estoque físico e reconciliar sistemas de gerenciamento de estoque quando as prateleiras estão sempre vazias. 

Embora os depósitos tenham sido totalmente abastecidos e as cadeias de suprimentos continuem fortes desde o início do surto de COVID-19, as lojas têm lutado por semanas para reabastecer as prateleiras com rapidez suficiente para atender à demanda. 

Muitos desses problemas de reabastecimento foram atribuídos ao pânico de compra que causou um efeito cascata nos esforços de reabastecimento e o aumento subsequente no volume geral de vendas conforme comunidades inteiras convergiram em apenas algumas lojas abertas para pegar comida, remédios e outros itens essenciais. 

Mesmo os varejistas tradicionalmente de alto volume, acostumados com milhares de pessoas lotando suas lojas a cada semana para as compras de rotina, se viram incapazes de acompanhar o giro de estoque.

Mas agora que o aumento da demanda está diminuindo e o tráfego de pedestres está diminuindo, é fundamental que os varejistas essenciais façam um esforço para confirmar seu estoque disponível e ajustar as estratégias de pedidos com base nos níveis de demanda estabilizados. 

Agora é a hora de investigar quais itens estão realmente fora de estoque e quais estão apenas fora de vista, perdidos em uma prateleira ou no estoque, para restabelecer a precisão do sistema de estoque. 

Dadas as circunstâncias atuais, isso será melhor realizado por equipes internas, mesmo que você tenha permitido que fornecedores terceirizados de serviço de estoque contassem o estoque de suas lojas no passado.

Você pode aproveitar os Coletores de Dados que os funcionários da loja já usam para outras tarefas na loja ou investir em uma solução de tecnologia de estoque suplementar ou fazer a locação de coletores de dados e softwares de inventário estruturado, bem como capacitar a equipe interna a conduzir contagens de lojas ou departamentos com rapidez e eficiência. 

Você também poderá garantir o distanciamento social e o estado de saúde daqueles que conduzem as contagens – algo que pode ser desafiador se você permitir que contadores que não são seus funcionários entrem em suas lojas.

Da mesma forma, os varejistas que estão fechados há semanas precisam alocar recursos agora para auditar os níveis de estoque na loja, mesmo que ainda demore um pouco para reabrir. Existem alguns motivos para isso:

1.   Você deve reabastecer antes de reabrir. 

Muitas lojas foram essencialmente abandonadas quando os pedidos para ficar em casa foram decretados, e a velocidade com que a maioria dos locais fechou significa que não havia tempo para limpar, muito menos realizar contagens de estoque físico, antes que os funcionários fossem mandados para casa e os serviços de inventário foram interrompidos. 

Prateleiras e racks estão literalmente no mesmo estado de semanas atrás. Agora que alguns funcionários estão tendo permissão para voltar às lojas, é fundamental verificar a precisão de seus sistemas de estoque para ver com o que você está começando ao reabrir e então reabastecer e reabastecer de acordo.  

2.   As estações mudaram

Precisamos ficar ainda mais atentos as mudanças de temperatura, mesmo sabendo que no brasil essas mudanças não são tão acentuadas como em outras partes do mundo.

Para aqueles com modelos de estoque sazonais, isso significa que você provavelmente terá que renovar suas vitrines e grande parte de sua moda, decoração, linha suave, ovos de pascoa ,artigos esportivos e estoque externo em um período muito curto. 

Muitos varejistas estão tentando equilibrar os compromissos com as marcas com os compromissos com outras partes interessadas, incluindo investidores que contam com eles para tomar decisões que irão impulsionar seus resultados financeiros à medida que trabalhamos para uma recuperação econômica.

3.   Seus modelos de vendas e atendimento mudaram.

Embora alguns clientes agora possam entrar pela porta da frente, muitos ainda não podem ou não querem comprar na loja. 

Limitações de ocupação, medidas de distanciamento social e questões de segurança pessoal significam que o modelo de varejo para entrega provavelmente estará aqui para ficar – possivelmente para sempre. 

Se você deseja recuperar e reter os negócios dos clientes, deve oferecer várias opções de compras e atendimento, desde comprar online, retirar na loja (BOPIS) até pedidos online com coleta no mesmo dia ou no dia seguinte e opções de entrega em domicílio. 

É mais fácil falar do que fazer, como os varejistas essenciais podem lhe dizer, considerando que muitos varejistas de roupas, artigos esportivos e móveis não costumam usar as lojas locais como centros de atendimento de pedidos online.

Em outras palavras, restaurar a visibilidade do inventário de estoque e a confiança nas métricas do sistema de estoque pode ser a chave para salvar os negócios tradicionais dos varejistas ao mesmo tempo em que aumenta os fluxos de receita dos canais de vendas de comércio eletrônico.

Mas antes de chamar um serviço terceirizado para ajudá-lo a resolver sua situação de inventário de estoque, você pode querer considerar os benefícios de curto e longo prazo de trazer contagens de estoque em grande escala – incluindo todas as contagens de ciclo futuro – usando uma solução de identificação e coleta de dados adequada e construída para essa finalidade.

Veja também outros artigos em nosso Blog:

https://www.auticomp.com.br/blog/automacao

https://www.auticomp.com.br/blog/coleta-de-dados

https://www.auticomp.com.br/blog/comunicacao

https://www.auticomp.com.br/blog/inovacao

https://www.auticomp.com.br/blog/legislacao-fiscal

Conheça nosso Software de inventário: https://www.validcode.com.br/

A Auticomp Automação trabalha com foco em soluções de produtividade com o uso de tecnologias inovadoras para ajudar a sua empresa a chegar no próximo nível.