Você está visualizando atualmente Quais são os principais Impactos do metaverso no varejo?

Quais são os principais Impactos do metaverso no varejo?

Os impactos do metaverso no varejo estão cada vez mais latentes. Mas afinal o que vem a ser realmente o metaverso? O que esperar dessa tecnologia para o futuro?

O futuro hoje, pode acontecer daqui a 10 dias, sabia? Isso ficou comprovado com a viralização do Pokemon Go que atingiu 50 milhões de pessoas exatamente nesse espaço de tempo.

Ok, mas se o metaverso tem um potencial revolucionário, como isso é visível no varejo? Perguntas, perguntas e mais perguntas. O nosso trabalho? Achar as respostas. Ah, e tem mais. Será que essa inovação interfere na identificação e coleta de dados? Entenda!

Varejo - Metaverso - Logística

Afinal, o que é metaverso?

O fato é que não há respostas totalmente prontas sobre essa tecnologia, mas já podemos afirmar algumas coisas. A internet levou o mundo para as telas, confere?

Hoje o usuário consegue acessar informações, pesquisar conhecimentos diversos, falar e ouvir, assistir ou exibir vídeos, seja de situações passadas ou em tempo real.

Mas um ponto ainda incomoda os amantes de tecnologia. Tudo isso está do outro lado da tela e não é possível sentir, tocar, experimentar. Então, talvez o metaverso não tenha acontecido por completo mesmo, mas a ideia está nesse gap: transformar o mundo virtual em real.

Metaverso - Varejo

Quais os impactos do metaverso no varejo?

Não é difícil prever que uma inovação como essa deverá impactar todos os setores e com o varejo não é diferente. Acompanhe a partir de agora algumas bases que explicam esses impactos.

Experiência de compra

A jornada de compra apareceu de forma virtual de uma maneira muito intensa após a transformação digital. Só que o momento de pandemia extrapolou isso.

Um contexto interessante disso, é que mesmo com todos os benefícios do mundo virtual, o fato é que as pessoas sentem falta de contato com outros seres humanos. Nesse caso, o desafio é aproximar as sensações do cliente à realidade.

Nesse caminho, a experiência de compra é uma das prioridades para que o varejo ofereça uma jornada mais próxima do real. Mais do que ver a foto de uma blusa na internet, se o cliente pudesse projetar sua imagem vestido com essa blusa, aumentaria consideravelmente as chances de compra, entende?

Realismo virtual

Tudo isso colabora para uma tendência: o realismo virtual. O objetivo é simular situações e ambientes reais para o cliente. Como se ele pudesse se transportar holograficamente para uma loja, ou ainda que pudesse projetar em três dimensões um produto para o ambiente em que ele está no momento.

Esse realismo virtual é um norte do metaverso e o varejo deve encarar isso como uma base para abarcar esse mundo de inovação. Outro raciocínio disso é a necessidade de investimentos como veremos a seguir.

Investimento em inovação e tecnologia

Esse universo do metaverso não é possível sem investimentos em tecnologia e inovação. Nesse ponto, algumas inovações podem ser destacadas como veremos a partir de agora.

Realidade virtual

Não há dúvidas que uma das principais bases para a consolidação do realismo virtual é o investimento em realidade virtual. A ideia é inserir o usuário em um novo ambiente, mas com efeitos praticamente reais como:

  • sons;
  • movimentos;
  • imagens; e outros.

Realidade aumentada

Já a ideia da realidade aumentada é sobrepor um mundo real e ampliá-lo para a visão humana. Dessa forma, é possível visualizar um produto ou até mesmo a arquitetura de um item de forma ampliada e detalhada.

Logicamente que o varejo pode obter diversos benefícios de uma tecnologia como essa ao poder proporcionar ao cliente uma visão diferenciada de um produto.

Big data

A tecnologia de Big Data é mais uma base entre as diversas possibilidades que auxiliarão na implementação do metaverso nas empresas. Há de se esperar um aumento ainda mais significativo de dados e o controle sobre essa gama estratosférica só é possível com uma ferramenta como o Big Data.

Aí encontramos um ponto de convergência com a produtividade e com a identificação e coleta de dados que deve ser cada vez mais tecnológica e eficaz para essa implementação.

5G

A tecnologia 5G é outra base para o metaverso. Quanto mais próximo de uma experiência real, mais velocidade e capacidade de conexão serão exigidos para uma experiência completa.

Ou seja, não adiantará investir em todas as tecnologias se a empresa não tiver suporte para oferecê-las. E da mesma forma, clientes precisarão desse upgrade para conseguir uma experiência mais próxima do real.

Live streaming

O Live streaming é uma ferramenta importante que surgiu mais forte em meio à pandemia de COVID-19. Essa tecnologia impulsiona uma estratégia interessante que vem estimulando o crescimento de vendas online: o live commerce ou live shopping.

Mais uma experiência muito próxima da realidade, nessa inovação, o varejista pode promover lives totalmente estruturadas com a plataforma e o estoque para oferecer experiências ricas para o cliente e estimular compras.

Óculos 3D

Os óculos representam mais uma ferramenta tecnológica essencial para aprimorar essa experiência. Veremos a seguir, que isso impacta não só o contato do cliente, mas até os setores de produtividade da empresa.

Soti XSight - MDM - Metaverso

Como essa inovação interfere na identificação e coleta de dados?

A invasão do metaverso, com certeza não se restringirá ao universo de clientes. O setor produtivo das empresas também deve sofrer essa intervenção, principalmente no que se refere à produtividade.

Um produto bastante interessante que pode representar essa ligação do metaverso com a produtividade no varejo é o óculos ZEBRA HD 4000. Esse item é capaz de imprimir precisão em tarefas e fluxos de trabalho e proporcionar a operação em mãos livres.

Alta nitidez, contraste, cores e outros atributos fazem da ferramenta um excelente recurso para aprimoramento da identificação e coleta de dados. Com total integração aos aplicativos e de manuseio simples, o óculos impacta diretamente na produtividade do varejo.

Certo, a partir dessa leitura dá para extrair insights, perspectivas e reflexões. Parece que não há mais dúvidas sobre esses impactos, mas a principal pergunta é: quando será que o metaverso vai dominar por completo a internet?

ZEBRA HD4000 - METAVERSO - VAREJO

Sabendo de tudo isso, não tem como ficar parado vendo esses impactos do metaverso no varejo, concorda? A solução tem que ser a constante busca de conhecimento. Essa é a missão do nosso blog. Então aproveite para assinar nossa newsletter e saber as próximas novidades!

Veja também outros artigos em nosso Blog:

https://www.auticomp.com.br/blog/automacao

https://www.auticomp.com.br/blog/coleta-de-dados

https://www.auticomp.com.br/blog/comunicacao

https://www.auticomp.com.br/blog/inovacao

https://www.auticomp.com.br/blog/legislacao-fiscal

Conheça nosso Software de inventário: https://www.validcode.com.br/

A Auticomp Automação trabalha com foco em soluções de produtividade com o uso de tecnologias inovadoras para ajudar a sua empresa a chegar no próximo nível.

Deixe um comentário