Por que migrar seu Coletor de Dados para o Sistema Android?


Você tem coletor de dados e não sabe se esses equipamentos te atendem produtivamente, ou mais, você não sabe se é o momento certo pra trocar o seu coletor pra android? Eu vou te dar 2 motivos pra você migrar pra android.

Por que que eu deveria migrar pra Android nos meus coletores daqui pra frente? Ou melhor por que que eu deveria trocar o meu equipamento Windows por um equipamento Android? Essa é uma pergunta que a gente recebe com bastante frequência, e eu quero respondê-la com 2 argumentos, o primeiro argumento é o da segurança, Por que segurança?

Eu quero atrelar a segurança totalmente ao sistema operacional que o seu equipamento utiliza hoje, e eu começo dizendo que a Microsoft, não sei se todos sabem disso, mas ela vinha anunciando que iria descontinuar o sistema operacional Windows pra dispositivos móveis e de fato essa informação se concretizou e a partir de 2020 do início de 2020 esse sistema se descontinuou completamente.

E o fato dele se descontinuar (de não ter mais o apoio da Microsoft), implica em não ter mais Patchs de segurança pro seu equipamento e não ter mais novas versões de sistema operacional, o que acarreta diretamente na segurança, por que?

O seu dispositivo passa a ficar vulnerável frente ao acesso que ele tem pela internet, então o fato de não ter esses Patchs, essas atualizações de segurança, torna o seu equipamento vulnerável, principalmente a um ataque que a gente aqui conhece bem chamado “Ransomware”, que é o sequestro das informações da sua empresa em troca de algum benefício, normalmente é dinheiro.

Então quando eu falo que esse dispositivo ele se torna um gatilho, uma porta vulnerável, até fazendo uma analogia ao próprio Windows, uma janela que fica aberta e vulnerável pra que um hacker possa ter esse benefício de realizar esse ataque e acabar prejudicando a sua empresa, então isso hoje é totalmente possível e vem sendo feito com bastante ênfase, é bem comum embora a gente tenha a mentalidade de achar que muitas coisas não costumam acontecer com a gente, esse tipo de ataque ocorre todos os dias em centenas de empresas, ele vai batendo na porta, meche na fechadura e se está aberta, existe alguma vulnerabilidade e ele ataca.

Então eu posiciono hoje o equipamento Windows, além de ser um equipamento que vem se tornando obsoleto, independente se você tenha feito alguma aquisição recentemente, O sistema operacional Windows, ele hoje o seu equipamento obsoleto justamente por isso, e o segundo passo é o passo da produtividade, então como é que eu posso ser mais produtivo hoje? O Android te possibilita isso, te possibilidade em N formas e formatos, mas antes de entrar nesse termo eu quero colocar uma outra pergunta que vem muito á tona.

“Filipe eu entendo que o Windows ele está saindo de operação, eu devo em algum momento realizar essa atualização, mas eu uso o sistema TELNET, eu posso migrar a minha utilização, a minha operação esse uso do sistema pra um equipamento Android? como é que funciona? Eu uso uma telinha preta se eu tiver que mudar eu vou utilizar a mesma telinha no outro coletor? qual que é o ganho de performance que eu vou ter em fazer isso?”

Isso é uma pergunta muito frequente e como eu a respondo, Sim! é possível fazer essa migração, e é justamente essa migração que vai te proporcionar ganho de produtividade, por que? Hoje o equipamento Android ele te possibilita o uso de algumas ferramentas que acaba customizando essa tela, então por exemplo eu utilizo uma telinha preta com aquelas letrinhas verdes, preciso fazer uma junção de comandos pra executar cada passo, como avançar uma tela, como voltar uma tela, como apagar algo e migrando para o Android eu consigo pega essa telinha, com os mesmos movimentos e tornar ela totalmente gráfica e intuitiva assim como é o nosso celular por exemplo, clicando em ícones, clicando em botões, então isso torna a sua operação mais eficiente mais produtiva até mesmo porque o operador já tem mais familiaridade em trabalhar com esse modelo, até porque hoje todo mundo tem um SmartPhone, e torna-se mais produtivo porque é mais intuitivo o processo.

Então por exemplo, se você tem 2 operadores, 1 operador é mais novo, ou um operador foi contratado recentemente precisa aprender com a ferramenta, esse cara vai ter muito mais dificuldade em trabalhar com o sistema atual na telinha preta, aprender todos os movimentos, o casamentos das teclas, do que ele migrar pra um Android e ter lá um botão, com a função exata do que ele precisa realizar naquele momento, então OnBoarding do novo operador ele se torna mais efetivo, mais rápido, ele aprende com muito mais facilidade, além de ser muito mais rápido.

Então eu consigo customizar todas as telas de forma em que eu não precise pensar muito pra executar uma ação, então se a gente ganha alguns segundos em cada um dos detalhes, ao longo do período, ao longo do dia, do uso a operação dele acaba sendo cada vez mais rápida, tornando-se um ambiente mais produtivo, eu tenho relatos e cases de alguns clientes de empresas que a gente atende, que alcançaram ganhos de 14 a 20% em produtividade, falando justamente do casamento do equipamento Android com essas novas customizações

Além do mais, você fica preparado pra fazer uma inclusão de um sistema de voz por exemplo, de repente casar um processo de Picking com um RFID Junto com voz, então assim dá pra fazer N coisas, o Android hoje ele te da bagagem pra isso, ele te prepara pro novo, principalmente as empresas que estão focadas na indústria 4.0, varejo 4.0, então se você está orientado a ter mais ganhos, você procura tecnologia pra te favorecer nos processos, você precisa fazer essas mudanças, você precisa realizar essa mudança, caso contrário você vai ficar parado no tempo.

E nesse momento você deve estar se perguntando “mas Filipe eu já entendi, o Android é mais produtivo do que o Windows, por ter aplicativos que proporcionam ganho de produtividade, por ter aplicativo que podem me ajudar na gestão do ativo, por ser um sistema operacional mais novo ele traz mais segurança minha operação e pra minha empresa, mas o meu operador tem mais familiaridade com esse tipo de sistema, e se ele começar a instalar joguinhos Whatsapp, Telegram, como que ficaria a minha produtividade? Excelente pergunta!

Esses dispositivos que são vendidos, esses dispositivos profissionais ele possuem um Android diferente, a gente chama de Android Enterprise, então ele é um Android customizado, bloqueado, que impede que o usuário fique instalando aplicativos de forma convencional lá pelo Play Store, então você consegue restringir esse acesso, e além do mais, você tem hoje aplicativos que impede que ele acesse outras funções que não a determinada por você, então por exemplo se o seu operador precisa ter acesso somente ao aplicativo do TELNET por exemplo, pra poder acessar e poder rodar, ele só vai ter acesso aquele aplicativo nada mais, então é possível bloquear tanto as instalações quanto o uso no sistema operacional.

Outra pergunta que nos fazem bastante “Filipe eu já tenho equipamento aqui, ele é Windows, eu comprei recentemente, será que não da pra mim atualizar esse equipamento pra Android?” A resposta é sim, mas esses equipamentos não foram desenvolvidos pra rodar com esse tipo de sistema, então normalmente quando possibilitam uma atualização, essa atualização é pra um Android que já está defasado, e aí o que acontece, as empresas que fornecem o Android nesse formato até continuam desenvolvendo Patchs de segurança pra poder não deixar seu equipamento vulnerável, esses patchs eles são desenvolvidos até determinada versão e aí depois disso você tem que atualizar seu equipamento, então o que acontece se você pegar o seu equipamento atual, por mais que tenha sido feito uma aquisição recente e você atualizar, muito provavelmente você já vai atualizar pra uma versão defasada que pode estar com as atualizações de segurança em vigência, ainda sendo desenvolvidas ou não,

E caso esteja vigente a questão de segurança, muito provavelmente pela versão você não vai poder utilizar todos os aplicativos que são disponibilizados no mercado, então você tem uma certa restrição quanto ao uso, então o recomendado é que você faça aquisição de equipamento que vá lhe dar segurança e preservar o seu investimento, eu poderia até citar aqui um recurso que vem sendo muito bem aceito pelas empresas que é o Outsourcing, que é comprar o serviço do uso do equipamento e não o equipamento, o ativo, isso proporciona atualizações com mais constância já que a empresa que te fornece o equipamento teria que suportar essas atualizações.

Então se um software ou um aplicativo não pode mais ser utilizado no equipamento, ele deixa de ser útil pra sua operação, o que possibilita uma troca, então a preservação do investimento é uma ação que a Auticomp, ela preserva bastante, a gente costuma analisar bem o cenário e propor um investimento ao cliente de forma que não seja perdido em um curto prazo de tempo, então é uma situação bastante comum no mercado, o pessoal perguntar sobre isso, então dá mas não sei se seria tão eficiente quanto deveria ser.

A Auticomp Automação trabalha com foco em soluções de produtividade com o uso de tecnologias inovadoras para ajudar a sua empresa a chegar no próximo nível.

Entre em contato com nossa Equipe Comercial, teremos prazer em atende-lo assim que pudermos.