As Etiquetas eletrônicas já são realidade em mais de 30 países, inclusive no Brasil podemos encontrar algumas lojas cujas etiquetas eletrônicas estão inseridas em sua rotina. Podemos dizer que essa tecnologia pode ajudar o empreendedor a resolver uma série de problemas encontrados nos processos internos e no atendimento aos seus clientes.
As Etiquetas eletrônicas são dispositivos com tela que são instalados nas gondolas ou prateleiras como se fosse uma etiqueta de papel, aquela que você já conhece! A grande vantagem é que essa etiqueta eletrônica não exibe apenas os preços dos produtos, sendo possível exibir uma série de informações muito uteis aos clientes e logistas como estoque, data de validade, promoções etc.
Alem das vantagens citadas acima podemos destacar a possibilidade de gerenciar as suas etiquetas, sendo possível saber por meio de software de gerenciamento quais as etiquetas foram atualizadas e se alguma delas apresentou problemas como bateria fraca ou falha na comunicação.
Tudo isso ocorre de forma automática e o varejista pode se antecipar na solução dos problemas com um controle muito mais inteligente, econômico e pratico de sua operação.
As atualizações de preços também ocorrem automaticamente, sendo possível agendar promoções em datas e horários oportunos proporcionando um ótimo gerenciamento de preços em datas comemorativas.
A grande maioria dos empresários brasileiros desconhecem os reais benefícios do uso das etiquetas eletrônicas e prestam a atenção apenas no valor do investimento ( o que pode causar desconfiança), afinal de contas você como empresário precisa saber se o investimento “se paga!” não é mesmo?
Pesquisas realizadas pela Universidade de Cincinatti (EUA) destacam as etiquetas eletrônicas como um dos avanços mais importantes esperados para a leitura eletrônica e papeis eletrônicos nos próximos 15 anos.
Antes de mais nada precisamos responder algumas perguntas muito importantes:
1 – Quanto você gasta “anualmente” para comprar e realizar a manutenção das impressoras de etiquetas?
2 – Quanto você gasta em suprimentos para manter todos os itens da sua loja devidamente “precificados”?
3 – Quanto tempo você precisa disponibilizar o seu colaborador para colocar os preços nos produtos? Qual o valor da hora desse colaborador?
4 – Como evitar erros nas “precificações” realizadas pelos operadores?
5 – Como garantir que o preço disponível no pdv é o mesmo que esta na gondola?
6 – As ofertas realizadas ao longo do dia são feitas corretamente?
7 – Qual o valor do impacto causado na imagem da sua empresa quando um cliente encontra divergência de preços entre o pdv e a gondola?
Você percebe que existem uma série de questões das quais nem nos damos conta? Algumas dessas perguntas podem ser facilmente medidas e outras nem tanto. O fato é que você pode não estar se dando conta de que muito do seu lucro pode estar “escorrendo pelos dedos” e uma das grandes vantagens do uso das etiquetas é a economia.
Ao fazer o levantamento de todos os valores envolvidos, é muito provável que você considere a viabilidade de um projeto com etiquetas eletrônicas. Pesquisas recentes revelam que os projetos com etiquetas eletrônicas começam a “se pagar” a partir de 11 meses.
Caso você considere a possibilidade de implementar as etiquetas eletrônicas em seu estabelecimento e não dispõe de todos os recursos necessários para coloca-las em todos os seus produtos, podemos considerar uma boa pratica adotada por muitos empreendedores. Essa pratica consiste em identificar os produtos com maior incidência de alteração de preços, com esses dados em mãos você pode começar com 300 itens e ampliar o seu uso conforme os benefícios ficam mais claros, o que acha da ideia?
Você já ouviu falar no Diagrama de Pareto ou 80/20? De acordo com esta lei, 80% das consequências decorrem de 20% das causas. Esta lei foi proposta por Joseph M. Juran, famoso consultor de negócios, que deu esse nome como homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto.
Se considerarmos que 80% das alterações de preço estão concentrados em 20% dos seus produtos podemos dizer que esses itens representam os maiores vilões nas alterações de preço e com isso a maior carga de trabalho e custo, certo?
Pois bem, se focarmos nesses itens podemos resolver até 80% dos problemas de precificação da sua loja com um investimento inicial muito menor do que você teria para implementar essa tecnologia em todos os itens do seu estabelecimento. Dessa maneira você pode avançar na implementação de mais itens a medida que percebe os seus benefícios na pratica! Essa estratégia pode ser a sua chance de modernizar a sua loja e otimizar os seus custos de operação.
Outra alternativa muito interessante é a locação as etiquetas eletrônicas, ou seja, você paga um valor fixo por mês e tem os equipamentos instalados com todo o suporte e manutenção inclusa! Vale muito a pena conversar com especialistas e iniciar um projeto não é mesmo?
Veja um depoimento de quem já implantou as etiquetas eletrônicas no vídeo abaixo:
Etiquetas eletrônicas em loja de Vinho:
A Auticomp Automação tem uma equipe pronta para lhe ajudar desde a aquisição até a implantação das etiquetas eletrônicas, entre em contato com o nosso departamento comercial, teremos prazer em atende-los.
Este Blog é uma iniciativa da Auticomp Automação