Você está visualizando atualmente A Etiquetagem de preços precisa mudar!
Blurred Background Abstract Bokeh Shelving unit in Shopping store supermarket look at the lights .

A Etiquetagem de preços precisa mudar!

O que você precisa fazer para reverter essa situação?

Como varejista, você gasta muito tempo e esforço determinando – e ajustando – sua estratégia de preços para cada produto em suas prateleiras. Você colabora com seus fornecedores para determinar o valor justo de mercado. Neste artigo você verá como turbinar seu processo de etiquetagem de preços.

Você constantemente reavalia a demanda do mercado e, é claro, faz o possível para acompanhar seus concorrentes, diminuindo os preços quantas vezes forem necessárias para gerar uma demanda maior, desde que essas quedas não resultem em perdas irrecuperáveis, claro.

Também fazemos o possível para manter os custos da cadeia de suprimentos sob controle e absorver despesas inesperadas sempre que possível. 

Desejamos oferecer o máximo de valor possível aos seus clientes, e repassar custos de aumento de tarifas, impostos e outras despesas operacionais, na perspectiva dos clientes, essa não é a melhor saída.

Mas às vezes é inevitável, o que significa que há momentos em que você precisa aumentar os preços de varejo para manter as margens que o manterão nos negócios.

No final do dia, não importa em que direção seus preços precisem mudar, você precisa de um certo nível de agilidade para executar esses ajustes de preços com agilidade.

E aí está o problema com a maioria dos sistemas de etiquetagem de prateleiras usados ​​hoje por varejistas de todo o mundo.

O desafio é que o bônus da volatilidade dos preços se estende muito além do escritório corporativo ou mesmo da sua cadeia de suprimentos.

As lojas estão lutando com a conformidade de preços há um tempo. Garantir que todas as etiquetas dos milhares de produtos em suas prateleiras reflitam as orientações mais recentes sobre preços sempre foi uma tarefa difícil, mesmo para os grandes varejistas. (Ou, devo dizer, especialmente para grandes varejistas)

Eles, juntamente com as mercearias, mantêm uma tradição de décadas de ofertas semanais de anúncios. O que significa que toda quarta-feira ou domingo, dependendo do ciclo, pelo menos alguns preços de produtos precisam ser atualizados nos sistemas de retaguarda e nas prateleiras das lojas. 

No entanto, essas não são as únicas vezes em que os preços podem precisar de atualização.

Muitos varejistas estão sentindo uma imensa pressão para executar ajustes de preços “no ritmo da Amazon” para permanecerem competitivos – uma tarefa muito mais fácil de realizar por meio de seus canais on-line. 

A implantação de funcionários em todos os corredores para alterar consistentemente os preços nas prateleiras das lojas não é eficiente nem econômica, mesmo que eles tenham funcionários suficientes para alocar essa tarefa trabalhosa e confiar que isso pode ser feito com 100% de precisão.

Embora, para ser justo, as mudanças de preço não sejam realmente mais fáceis para as lojas de conveniência menores gerenciarem. 

Eles podem ter que se preocupar apenas com uma fração do volume do produto em comparação com grandes mercearias ou varejistas, mas simplesmente não têm funcionários para executar alterações de preços como um exercício diário ou semanal. 

É para isso que o setor de varejo parece estar se movendo – mesmo nas lojas – graças à força ditadora do comércio eletrônico. (Ou, para mercearias, a tradição de décadas de ofertas semanais de anúncios.)

Simplificando, o valor da rotulagem tradicional nas prateleiras expirou e os sistemas de rotulagem sob demanda estão agora em alta demanda.

A necessidade de maior velocidade é apenas um dos motivos:

1. O preço é justo … ou é?

O mais recente estudo de visão de cliente da Zebra revelou que 60% dos clientes citam os preços como a característica mais importante de seus varejistas favoritos. 

Isso significa que é melhor que o preço esteja correto: tanto do ponto de vista competitivo quanto, do ponto de vista de precificação. Sem as impressoras ao lado, é muito fácil para seus funcionários se distraírem e precificarem os itens errados. 

Além disso, seus sistemas de verificação de preços e / ou pontos de venda podem não refletir as atualizações de preços, o que não é bom para a experiência do cliente. 

Qualquer tipo de discrepância pode deixar os clientes insatisfeitos e levar a uma de duas coisas: uma compra abandonada ou uma investigação demorada por seus funcionários sobre a inconsistência, que pode ou não fechar a venda no final.

2. As atualizações de preços são uma competição entre homem e máquina … Quem você acha que vencerá sempre?

Considere estas estatísticas: um grande varejista pode fazer até 1.667 alterações de preço por dia. Um varejista gigante de comércio eletrônico? Aproximadamente 2,5 milhões de alterações de preço . O segredo (não tão secreto)? Não são os algoritmos sofisticados de preços que eles usam para determinar essas 2,5 milhões de alterações. É a velocidade deles em fazê-los.  

Depois que os funcionários de sua loja passam horas classificando as etiquetas que receberam no correio (que vou abordar em um minuto), eles costumam passar dias pesquisando os produtos e fazendo atualizações de preços. 

Enquanto isso, seus clientes estão comparando preços com seus concorrentes on-line e – graças a aplicativos para dispositivos móveis – mesmo na loja. 

Se o preço de prateleira não estiver refletindo o preço mais baixo e você não for a opção de preço mais baixo, poderá perder uma venda. (Nem todo cliente pensa em solicitar uma correspondência de preço on-line ou deseja se incomodar com ela quando as linhas são longas no registro . Eles simplesmente sairão.)

É por isso que é imperativo que suas lojas tenham os meios para modificar os preços das prateleiras com velocidade.

3. Os funcionários da loja precisam ser capazes de receber e aplicar alterações de preços em tempo real, certo?

Você conhece a rotina. Seu escritório corporativo ou analista de terceiros determina a estratégia de preços de seus produtos e envia por malote etiquetas de prateleira de preços pré-impressas para suas lojas. 

Mas isso está longe de favorecer o andamento operacional necessário para permanecer relevante na “economia atual”. Alguns clientes nos dizem que pode levar vários dias para imprimir essas etiquetas e realmente recebê-las pelo malote. 

Então a loja ainda precisa aceitá-los, atribuí-los aos funcionários para classificação e, em seguida, alocar mão de obra para fazer as trocas. Acabamos de abordar os vários problemas com a velocidade desse processo para este aplicativo. 

Dado o tempo necessário para planejar e executar esse modelo de precificação pré-impresso, é muito provável que os preços tenham mudado tecnicamente mais uma vez na retaguarda antes que o último lote de etiquetas atualizadas tenha chegado à prateleira.

Apenas mais uma razão pela qual um sistema de rotulagem por prateleira sob demanda está passando de um investimento de luxo para o status de necessidade.

4. Quem não quer reduzir o desperdício?

Os preços pré-impressos e impressos a laser são um desperdício (de papel e tempo das pessoas). O desperdício de papel de etiquetas que são jogadas antes de chegarem à prateleira também afeta o planeta. Mas o que a maioria dos varejistas agora está percebendo é que as etiquetas das prateleiras impressas a laser afetam a margem de lucro.

Talvez você esteja usando uma impressora a laser para produzir preços em papel 8,5 ”x11” e inserindo essas páginas em bolsos de plástico aderidos às prateleiras. 

Embora esse sistema possa parecer econômico, não é. Isso pode aumentar suas despesas – com o alto custo do toner, formulários de etiquetas a laser, desperdício de papel e contratos de manutenção caros. 

E esse número nem mesmo inclui o custo de seus funcionários caminharem repetidamente do chão de vendas ao escritório para imprimir -tempo que seria melhor gasto com seus clientes .

“A MANEIRA MAIS SIMPLES DE MANTER O CONTROLE DE PREÇOS É MIGRAR PARA UM SISTEMA DE ETIQUETAGEM DE PRATELEIRA SOB DEMANDA”

Percebo que as pessoas provavelmente farão alterações de preços um tanto manuais nas lojas físicas por algum tempo ainda. Nem sempre faz sentido financeiro ou operacional para as lojas implementar etiquetas eletrônicas.

Mas faz sentido mobilizar seus funcionários com ferramentas de tecnologia que lhes permitam atualizar os preços em menos tempo e com menos esforço. A produtividade é fundamental, mesmo quando se trata de gerenciamento de preços.

A boa notícia é que o investimento necessário para implementar um sistema de rotulagem por prateleira sob demanda é pequeno se comparado aos benefícios que você terá em sua operação de lojas.

Os componentes principais incluem coletor de dados, impressoras móveis e os suprimentos certos.

Os responsáveis pelos preços podem enviar instantaneamente notificações de ajuste de preços para os funcionários equipados com coletores de dados. Uma vez confirmado, o funcionário pode usar o dispositivo para obter orientação sobre a localização exata do produto. 

Depois que a localização do produto é verificada, o funcionário pode usar uma impressora móvel para criar imediatamente o novo preço e aplicá-lo na prateleira. Em questão de minutos – ou segundos, dependendo da proximidade do funcionário – o preço é alterado. 

Essa é uma mera fração do tempo que levaria usando qualquer outro método de rotulagem de prateleira. E é um processo muito menos frustrante para os colaboradores. 

Além disso, com rotulagem sob demanda nas prateleiras, os funcionários estão diretamente na frente dos produtos enquanto fazem alterações nos preços – minimizando a chance de erros.

 O resultado? Maior consistência entre mercadorias marcadas e sistemas de POS e maior precisão de preço para todos os itens. Tudo isso eleva a satisfação do cliente e ajuda a manter as vendas.

Em todos os lugares, a etiquetagem de prateleira sob demanda é vantajosa para todos – e um dos investimentos mais inteligentes que os varejistas podem fazer agora.

 Especialmente quando você compara as finanças e economias difundidas com as perdas sofridas todos os dias, continua usando etiquetas pré-impressas ou etiquetas a laser que exigem muito trabalho.

Além disso a Auticomp Automação trabalha com foco em soluções de produtividade com o uso de tecnologias inovadoras para ajudar a sua empresa a chegar no próximo nível.

Entre em contato com nossa Equipe Comercial, teremos prazer em atende-lo assim que pudermos.

Deixe um comentário