SAT Fiscal: Quem deve aderir e como se preparar


O Calendário de adesão ao SAT Fiscal tem mudado muito nos últimos anos. Por este motivo resolvemos escrever este Post para esclarecer quaisquer dúvidas que você varejista pode ter a respeito.

O que é o SAT Fiscal?

O Sat Fiscal nada mais é do que um equipamento homologado pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo para cuidar da criptografia e transmissão das vendas realizadas em seu estabelecimento. Ele fica conectado a Internet, a sua impressora de cupom e ao software de gestão de vendas. Uma vez a venda feita o cupom é emitido e a venda é enviada ao SAT, que disponibiliza o arquivo da venda para que o sistema do SEFAZ pegue o mesmo. Depois, o equipamento recebe do SEFAZ a confirmação de que o cupom foi recebido e valida a transmissão. Na prática, o SAT funciona como um modem seguro conectado ao servidor da Secretaria da Fazenda.

Quem deve utiliza-lo?

  • Empresas que já possuem Impressoras Fiscais com mais de 05 anos de uso (ou da data da lacração). Estas, devem ser substituídas pelo SAT imediatamente;
  • Varejistas que estão abrindo novas lojas ou novas empresas de varejo no estado de São Paulo, nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido ou Real;
  • A partir de 01/01/17 para empresas que faturaram mais de R$ 81.000,00 em 2016;
  • Postos de combustíveis de qualquer porte ou tamanho.

Quais equipamentos devo comprar?

Existem diversas marcas de SAT no mercado hoje. Podemos citar Dimep, Sweda, Elgin, Gertec, Bematech, Kryptus, Tanca, POS Tech, Nitere e outras. Entretanto, as mais comumemente utilizadas no mercado são Dimep e Sweda. Antes de comprar consulte o desenvolvedor do seu software para saber quais marcas já estão homologadas para evitar supresas.

Além do SAT será necessário a compra de uma impressora não fiscal. Se você já tem uma ECF você pode adapta-la ao SAT enviando para o fabricante fazer uma modificação no equipamento. Entretanto, não sugerimos esta opção pois o serviço sai praticamente o preço de um equipamento novo. Dentre as impressoras não fiscais recomendamos a EPSON TMT20, disparado o equipamento mais vendido para uso em conjunto com o SAT.

Comprado os equipamentos ainda há a necessidade de ativar o SAT. A ativação consiste em instalá-lo, testar a comunicação com o SEFAZ e fazer a configuração do certificado digital. Recomendamos a contratação de uma empresa especializada ou efetuar o serviço com o próprio revendedor que te vendeu o equipamento.

Na Auticomp somos especialistas em automação para o varejo. Trabalhamos com as principais marcas de SAT e impressoras não fiscais do mercado. Faça uma cotação com a gente ou nos ligue. Teremos o maior prazer em atende-lo!

Este Blog é uma iniciativa da Auticomp Automação