E que tal utilizar NFC-e ao invés do SAT?


Esse é um assunto pouco abordado mas você sabia que você não é obrigado a utilizar o SAT em sua empresa como solução principal para transmissão de vendas ao SEFAZ? Desde que São Paulo assinou o convênio para uso da NFC-e é perfeitamente possível adotar a NFCe como solução principal e utilizar o SAT como contingência. Inclusive, podemos citar alguns estabelecimentos que utilizam este tipo de solução, como Livraria Cultura e Outback por exemplo.
Talvez a pergunta que esteja na sua cabeça agora é: qual a vantagem para minha empresa? Vamos há algumas constatações:
  • Se você tem uma empresa com filiais em outros estados já deve ser obrigado a utilizar a NFCe em suas lojas. Trazer a mesma tecnologia para São Paulo facilita o suporte, seja com a software house que contratou para seus PDVs, seja para sua equipe de TI que precisa atender várias lojas;
  • A NFCe é mais versátil, possibilitando que você utilize dispositivos móveis, como celulares e tablets a vontade como PDV, sem depender da comunicação com o SAT para efetuar todas as vendas (somente acontecerá este fato em casos de contingência);
  • Se você quiser adotar aplicações em Android ou IOS, esqueça o SAT. Os drivers para comunicação com estes dispositivos ainda não são maduros, com exceção do disponibilizado pela Urano para Android. Ou seja: o SAT, neste caso, é um limitador para adoção de novas tecnologias.
A NFCe já é uma tecnologia consolidada em todo o Brasil. São centenas de milhões de cupons impressos em diversos estados brasileiros, com baixíssima ocorrência de problemas. Portanto não tenha medo: converse com a software house que te atende ou com sua equipe de desenvolvimento interno (se for o caso) sobre o assunto e pese os prós e os contras. A pergunta é: porque não?
Este Blog é uma iniciativa da Auticomp Automação.